quarta-feira, 14 de abril de 2010

Depois do Oscar, o Oscarito - II

Como fiz na época do Oscar, relaciono a seguir meus palpites e apostas para os premiados no Grande Prêmio Cinema Brasil. O Grande Otelo será entregue no dia 8 de junho, em cerimônia no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e será transmitido pelo Canal Brasil e pela TV Brasil.

FILME
Se no Oscar meu favorito não ganha há cinco anos, aqui a história vai ser diferente. À deriva, de Heitor Dhalia, sairá vencedor, a despeito da forte concorrência comercial que o cerca.

DIRETOR
Daniel Filho é o diretor do filme de maior público da retomada, Se eu fosse você 2, e caminha para novo recorde nos cinemas com Chico Xavier, atualmente em cartaz. O Grande Otelo servirá como reconhecimento e agradecimento da, vá lá, “indústria brasileira de cinema” ao seu esforço para resgatar o público da produção nacional.

ATOR
Daniel de Oliveira, que já levou o Grande Otelo em 2005 por Cazuza – o tempo não pára, bis ao feito este ano, por A festa da menina morta.

ATRIZ
O fraco Verônica já rendeu a Andréa Beltrão o ACIE de Atriz na semana passada, e aqui vai lhe conferir o Grande Otelo da categoria.

ATOR COADJUVANTE
Gero Camilo ganha por sua atuação em Hotel Atlântico.

ATRIZ COADJUVANTE
Se tem Dira Paes na disputa, é covardia. A onipresente musa do cinema brasileiro ganha por A festa da menina morta.

ROTEIRO ORIGINAL
Mais um Grande Otelo para A festa da menina morta. Porém, É proibido fumar pode surpreender.

ROTEIRO ADAPTADO
Com 11 indicações, é de imaginar que Tempos de paz saia vencedor em pelo menos uma categoria, e isso deve acontecer aqui.

FILME INFANTIL
Só pode ser Xuxa e o mistério de Feiurinha, já que o outro concorrente é um desenho...

FILME DE ANIMAÇÃO
... que logicamente será o premiado aqui: Grilo feliz e os insetos gigantes.

FILME ESTRANGEIRO
Ainda cegos pelas novidades técnicas de Avatar, os membros da Academia Brasileira de Cinema conferirão a James Cameron o Grande Otelo da categoria. Dos indicados, porém, é o mais fraco em termos de roteiro e dramaturgia. Será que o ex-dono do mundo virá ao Brasil para receber seu troféu?

DOCUMENTÁRIO
Simonal – ninguém sabe o duro que dei ganha uma disputa acirrada pela alta qualidade de seus concorrentes.

DIREÇÃO DE ARTE
Outro Grande Otelo para Tempos de paz.

FOTOGRAFIA
Com o mestre Walter Carvalho no páreo, o prêmio vai para A erva do rato, que conta com sua assinatura.

FIGURINOS
Outro prêmio para Tempos de paz.

MAQUIAGEM
Qualquer filme que deixe Luana Piovani feia, mesmo que por apenas uma cena, merecia ganhar o prêmio. Portanto, o favorito é A mulher invisível, mas minha aposta é em Um lobisomem na Amazônia.

EFEITOS ESPECIAIS / VISUAIS
Com cenas de luta à la O tigre e o dragão, Besouro fatura nesta categoria.

SOM
Mais um prêmio para Besouro.

TRILHA SONORA
Três fortes concorrentes na disputa: Coração vagabundo, Titãs – a vida até parece uma festa e Herbert de perto. Fico com o primeiro.

TRILHA SONORA ORIGINAL
É sempre um prazer ouvir novamente, reunidos, grandes sucessos de Wilson Simonal. Grande Otelo para Simonal – ninguém sabe o duro que dei, cuja trilha originou inúmeros CDs e festas temáticas.

MONTAGEM
Outro prêmio para À deriva.

MONTAGEM DE DOCUMENTÁRIO
Aqui Simonal... perde para Loki – Arnaldo Baptista.

CURTAS-METRAGENS
Booker Pittman leva como melhor curta e De volta ao quarto 666, como melhor documentário curto. Já o sensível A princesa e o violinista fatura como melhor animação.

No Oscar, foram 15 acertos em 24 palpites; quantos serão aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário