quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Confissões de um seriemaníaco - VIII

OSMAR, A PRIMEIRA FATIA DO PÃO DE FORMA

Onde e quando: Gloob, segunda a sexta, 19h45; idem, 11h15; sábado, 18h15.
Elenco: vozes principais de Marcius Melhem e Leandro Hassum.
Sinopse: Osmar é uma fatia de pão que vive muitas aventuras em Trigueirópolis, a cidade do café da manhã.




Comentários: Este é mais um efeito direto da Lei da TV a Cabo, que obrigou os canais por assinatura a investirem em produção nacional para preencher o horário nobre de suas programações. E também uma prova de como a animação brasileira está caminhando muito bem por suas próprias pernas, graças a projetos criativos como este. Embora direcionado às crianças, é o tipo de atração que agrada também aos adultos, por causa da simpatia dos personagens e da criatividade das histórias. A premissa é bastante original. Osmar é uma fatia de pão que, por ter apenas casca de um dos lados, é sempre deixada no pacote. Essa característica é primordial na construção da psicologia do personagem, que é apresentado como um perdedor nato, como se canta na musiquinha de abertura: "Sua vida todo dia é um boicote"! Ele mora com seu amigo Stevie, uma baguete folgazã e que sempre mete o pobre Osmar nas maiores furadas. É apaixonado por Josy, uma bisnaga charmosa e patricinha que sequer sabe o nome dele, e vive sendo multado pelo síndico do prédio onde vive, Seu Max, pelos motivos mais variados (e absurdos!). Não espere roteiros mirabolantes, afinal, vale lembrar, é uma atração infantil, mas é possível perceber certas sacadas e referências que certamente passarão batidas pelos pequenos. Por exemplo, a parede da lanchonete onde Osmar se reúne com seus amigos tem um pôster de Elvis Pretzel; o prédio mais luxuoso da cidade se chama Iogurtower Plaza e é sempre anunciado com pompa e reverência; o psicanalista que trata de Osmar é um croissant e por isso fala com sotaque francês; e por aí vai. Outras piadas são mais acessíveis, como a rede social usada pelos personagens, chamada Facebake. A exemplo do que sucede em Os Simpsons, há participações especiais de figuras conhecidas, como a consultora de moda Constanza Pascolatto (que aqui vira Chocolatto, uma brincadeira que as crianças evidentemente não entenderão) e o lutador Anderson (aqui, Provolanderson) Silva, cujo final é ainda mais trágico do que a fratura que sofreu em dezembro, mas, claro, sempre na base da caricatura. Normalmente usado como "escada" para Hassum nos programas humorísticos da TV, Melhem brilha dando a voz a Osmar, cabendo ao amigo a tarefa de falar por Stevie.


Por que ver: Pela criatividade da idéia, a simpatia dos personagens e pela dublagem, bastante competente, que ajuda a compor as características de Osmar e seus amigos.
Por que não ver: Pode soar excessivamente infantil para muitos espectadores adultos. A dica é deixar falar a criança que (dizem) existe em cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário