quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Esqueceram de nós

(Continuação da postagem anterior) Foi com incontido entusiasmo que fiquei sabendo da notícia, veiculada em um dos grupos de discussão do Yahoo do qual faço parte. Os filmes de John Cassavetes finalmente serão lançados em DVD no Brasil. A iniciativa pertence à distribuidora Cinemax, que digitalizou cinco títulos daquele que é considerado o pai do cinema independente norte-americano: Sombras (1959), Faces (1968), Uma mulher sob influência (1974), A morte de um apostador chinês (1976) e Noite de estréia (1977). Pode ser apenas o começo para que, posteriormente, toda a obra de Cassavetes aporte por aqui. Até então, ela permanecia quase inédita em terras nacionais, à exceção de Glória (1980) e Amantes (1984), mas ambos disponíveis apenas em VHS.

Com o lançamento, a Cinemax se alinha a outras distribuidoras especializadas em resgatar filmes e diretores clássicos, antigos ou alternativos, todas merecedoras de aplausos pela proposta, como a Continental (apesar da origem sempre duvidosa de seus masteres), Silver Screen, Aurora, Versátil, Cult & Classic e a pequena Lume Filmes, que recentemente pôs no mercado uma coletânea de filmes marginais brasileiros, com destaque para o libertário Sem essa aranha, de Rogério Sganzerla. No entanto, chega a ser curioso que, embora alguns títulos antigos estejam aos poucos chegando às lojas e locadoras, outros, a maioria recente, continuem sendo desprezados no formato. Abaixo, selecionei 15 filmes (a ordem não segue qualquer lógica) que permanecem inéditos em DVD no Brasil, mesmo sendo todos bastante conhecidos.

Pânico
Considerado o mais inovador filme de horror dos anos 90, a primeira parte da trilogia concebida por Kevin Williamson (numa época em que elas não eram tão freqüentes) foi esnobada pelas distribuidoras, que só lançaram suas duas continuações em DVD. Alguém explica o esquecimento? Que tal uma caixa com os três filmes da série e mais um disco de extras?

Um drink no inferno
Na mesma situação do anterior. A alucinante aventura vampírica dirigida por Robert Rodríguez e estrelada por Quentin Tarantino, Harvey Keitel e Juliette Lewis nunca saiu em DVD, mas suas duas seqüências inferiores, sim.

Nashville
De Robert Altman, existe em DVD De corpo e alma, um dos piores momentos do mestre. Mas esta obra-prima, irônico e crítico painel sobre o universo da country music, não foi lançada nem em VHS. Mas tem a cara da Versátil. Indicado a quatro Oscars, incluindo Melhor Filme, ganhou o de Melhor Canção.

Descontruindo Harry
Apontado como o melhor trabalho de Woody Allen nos anos 90, síntese de toda sua carreira até então, com a já antológica piada do homem que literalmente fica fora de foco. Da mesma época, também de Allen, permanecem inéditos em DVD ainda Maridos e esposas, Neblina e sombras e Um misterioso assassinato em Manhattan.

Ondas do destino
Primeiro filme da bela e talentosa Emily Watson, pelo qual foi indicada ao Oscar, esta produção típica do Dogma 99 assinada por Lars Von Trier ainda não foi descoberta pelas distribuidoras. Outro com a cara da Versátil.

Drugstore cowboy
Um dos mais realistas e contundentes dramas sobre o universo junkie, que consolidou o estrelato de Matt Dillon e revelou a bela loirinha Heather Graham, foi rodado há exatos 20 anos. Por enquanto, só em VHS.

No mundo de 2020
Quase um clássico da ficção científica, este filme que marcou os anos 70 conta com ótima atuação de Charlton Heston como um investigador que descobre uma verdade sinistra num futuro sombrio da humanidade. Último trabalho de Edward G. Robinson.

Aniversário macabro
Nas prateleiras abarrotadas de filmecos de pseudo-horror, com sangueira e tortura gratuitas, ainda não há espaço para este segundo trabalho do mestre no gênero Wes Craven, inspirado em A fonte da donzela, de Bergman.

Zona de conflito
O ator Tim Roth mostra vigor em sua estréia na direção com este drama sobre a desestruturação familiar a partir de uma terrível descoberta feita pelo filho caçula. Traz a cena de sexo mais triste e deprimente da história.

Cabra marcado para morrer
Todos os documentários de Eduardo Coutinho estão disponíveis em DVD. Menos este, rodado em 1984 e que é apontado como uma verdadeira aula do gênero. Mais uma evidência da falta de memória para com o cinema nacional.

O colecionador
Polêmico e escandaloso quando de seu lançamento, nos anos 60, acabou esquecido pelo tempo e pelas distribuidoras. Adaptado de famoso romance de John Fowles, rendeu uma indicação ao Oscar para Samantha Eggar.

Pixote – a lei do mais fraco
Considerado o melhor e mais importante filme brasileiro dos anos 80, abriu as portas de Hollywood para Hector Babenco e Sônia Braga e pôs a nu a condição dos menores de rua no país. Não há justificativa para seu esquecimento em DVD.

A hora do show
Último grande filme de Spike Lee, que depois se perdeu em projetos equivocados e mais comerciais. Chega a incomodar com a contundência do discurso e a força das imagens de brinquedos de conotação racista nos créditos finais. Só existe em DVD na região 1.

Taken
Minissérie produzida por Spielberg que acompanha cinco décadas da vida de duas famílias cujos destinos são afetados pelos acontecimentos de Roswell. Já exibida duas vezes na Bandeirantes.

Cabaret
Um dos maiores vencedores do Oscar, com oito estatuetas (mas não a de Melhor Filme), o musical político de Bob Fosse também só existe em DVD na região 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário