Com a
proximidade da entrega do Oscar, sempre surgem os bolões de amigos ou cinéfilos
para ver quem acerta mais vencedores. Desconfio que no grupo de que participo
vou terminar na rabeira porque este ano optei por palpites mais ousados,
descartando em alguns casos as escolhas óbvias. A seguir, meus prognósticos (em
negrito) e alguns comentários.
FILME
As
recentes vitórias de Argo (Globo de
Ouro, SAG, DGA e agora o Bafta) recolocaram o filme na trilha do favoritismo,
que vinha sendo percorrida sem muitos sustos por Lincoln. No entanto, o
filme de Spielberg me parece mais sólido em sua proposta, de contar uma parte
fundamental da história norte-americana sem invencionices e sem aquele ufanismo
típico dos grandes blockbusters de Hollywood. Tem a "cara" da Academia
e deve arrebatar muitos prêmios. É minha aposta e minha torcida.
DIRETOR
Se
Argo levar o Oscar principal, a
Academia ficará exposta ao ridículo de não ter indicado seu diretor, Ben
Affleck (só três filmes até hoje conquistaram a láurea máxima sem que seu
diretor tenha sido indicado). Ainda mais que ele também vem colecionando
prêmios nesse começo de temporada. Mas preferiram apostar no novato Brenh
Zeitlin pelo horrível Indomável sonhadora.
Assim, Steven Spielberg já deve ter
aberto outro espaço na prateleira de sua casa para acomodar a terceira
estatueta de sua carreira.
ATOR
Outra
falha imperdoável da Academia, agora em dose dupla: esqueceu de John Hawkes,
soberbo em As sessões, e ignorou
Jamie Foxx, muito bem em Django livre.
Assim, com uma interpretação contida e detalhista, Daniel Day-Lewis também leva seu terceiro Oscar por encarnar um
Lincoln à beira da perfeição.
ATRIZ
Com
apenas 22 anos, Jennifer Lawrence ainda é muito nova para ganhar Oscar. Ela nem
está tão bem assim em O outro lado da vida,
na verdade não segura um personagem difícil, e isso ajuda a derrubar o filme,
que peca pelo exagero. Seria bem legal se Naomi
Watts levasse sua primeira estatueta. Além de brilhar em O impossível¸ já está merecendo um
prêmio pela carreira.
ATOR
COADJUVANTE
Acho
difícil alguém bater Tommy Lee Jones,
que tem atuação precisa em Lincoln.
Mas também é bacana ver Robert De Niro disputando um Oscar novamente, depois de
tantos papéis ridículos em fitinhas descartáveis. Será que a Academia vai se
sensibilizar com isso?
ATRIZ
COADJUVANTE
Se
o Oscar fosse decidido por uma única cena, Anne Hathaway levava com sobras. Sua
performance em Os miseráveis cantando
"I dreamed a dream" é de emocionar qualquer espectador com o mínimo
de sensibilidade. Deve levar, embora eu não ache que ela esteja especialmente
bem no filme. No conjunto, porém, meu voto vai para Helen Hunt, sobretudo porque sou fã de As sessões e seu prêmio seria uma forma de corrigir o esquecimento
de John Hawkes entre os atores.
FILME
ESTRANGEIRO
Barbada:
Amor.
Apesar da qualidade dos concorrentes, o drama de Haneke tem a seu favor a
vantagem de ser o único a tratar de um tema universal, portanto facilmente
assimilável por todos os públicos, enquanto os outros se fixam em conflitos
locais.
FILME
DE ANIMAÇÃO
Detona Ralph, que ainda conta com um roteiro
muito bem sacado. Mas os Piratas pirados da
Aardman não podem ser descartados.
ROTEIRO
ORIGINAL
Embora
Quentin Tarantino esteja cotado para levar seu primeiro Oscar, por Django livre, aposto mais uma vez em
Michael Haneke: seu Amor é uma mescla rara e muito feliz de sensibilidade e
crueldade.
ROTEIRO
ADAPTADO
Com
8 indicações nas costas, é de se imaginar que O lado bom da vida vá sair vitorioso em pelo menos uma delas. Pode ser no de Atriz, mas prefiro apostar neste aqui. Embora seja um
prêmio equivocado: o filme erra tanto que fica difícil imaginar que sua
adaptação tenha sido bem-sucedida.
FIGURINOS
Com
cinco fortes concorrentes na disputa, arrisco a vitória de Espelho, espelho meu, com
seus exuberantes figurinos do mundo dos contos de fada.
DIREÇÃO
DE ARTE
A
recriação de uma França à beira do caos social mostrada no arrebatador Os
miseráveis garante a estatueta para o musical dirigido por Tom Hooper.
FOTOGRAFIA
Ao
que parece, o Oscar vai para 007 - Operação Skyfall, que vem
recebendo os principais prêmios da temporada.
MAQUIAGEM
Páreo
duro entre O hobbit e Hitchcok.
Opto por este último, que transforma Anthony Hopkins no autêntico Mestre do
Suspense com perfeição (e bem melhor do que Toby Jones no televisivo A garota de Hitchcok da HBO).
CANÇÃO
Adele
é a cantora da moda e sua "Skyfall" vem colecionando prêmios. Deve
levar. Mas sempre acho que filme musical é favorito nessa categoria. Assim,
jogo minhas fichas em "Suddenly",
de Os miseráveis. Não a acho uma
grande canção, mas a Academia já premiou coisas bem piores, como no ano
passado, em que esnobaram "Real in Rio" para contemplar uma
musiquinha descartável (e da qual ninguém lembra).
TRILHA
SONORA
Discreta
e minimalista, a trilha sonora de Lincoln garante mais um Oscar para o
filme de Spielberg.
MONTAGEM
Reparem:
muitas vezes o filme vencedor do Oscar arrebata também essa categoria. Então, o
voto óbvio é para o Lincoln de Spielberg.
EFEITOS
ESPECIAIS
Não
acho As
aventuras de Pi um grande filme, mas a interação cênica entre o menino
e o tigre na maior parte do tempo dará a ele o Oscar de Efeitos Especiais (que
eu insisto em chamar assim, mesmo que o nome tenha sido modificado para
Visuais). A julgar pelos avanços técnicos que vem ocorrendo no cinema, muito em
breve será necessário desmembrar a categoria em duas: Efeitos Especiais /
Visuais e Efeitos Especiais em 3D.
SOM
(SOUND MIXING)
Complementando
a lista de Oscars tradicionalmente conferidos aos vencedores de Melhor Filme, Lincoln
sai vitorioso aqui também.
EFEITOS
SONOROS (SOUND EDITING)
Outra
categoria que insisto em chamar pelo nome antigo. Ainda acho que Argo
não leva o prêmio principal, mas sairá com pelo menos um Oscar, e será aqui.
DOCUMENTÁRIO
Desde
que o vi na repescagem do Festival do Rio, achei A guerra invisível um
forte candidato ao Oscar. Agora, o filme que debate os inúmeros casos de
violência sexual dentro de unidades militares norte-americanas leva o prêmio e
joga luzes sobre o assunto.
DOCUMENTÁRIO
CURTO
Aqui
começa a roleta russa das premiações. Só sabemos dos filmes o que lemos sobre
eles. Fora que muitas vezes o indicado mais cotado sai de mãos abanando. Minha
aposta no escuro vai para King's Point.
CURTA-METRAGEM
Escolho
Henry
por um motivo prosaico: é o que me parece mais com nome de curta vencedor de
Oscar!
CURTA-METRAGEM
DE ANIMAÇÃO
Criada
há mais de 20 anos e com vários prêmios de televisão no currículo, será que
chegou a hora de a família Simpson levar o Oscar para Springfield? Aposto em The
Simpsons - the longest daycare.
Em
virtude da cobertura do Oscar, o CineComFritas não será atualizado na semana
que vem. Os vencedores do prêmio estarão disponíveis aqui no blog no dia 25 e
dentro de duas semanas encerro o assunto com alguns comentários sobre a
entrega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário