PARAÍSOS ARTIFICIAIS – A grande
aposta do cinema brasileiro neste primeiro semestre chega amparada por uma
forte campanha de marketing e ótimas críticas recebidas em festivais
internacionais por onde foi exibido. O premiado diretor Marcos Prado, que fez muito
sucesso com seu documentário Estamira,
usa as raves, festas de música eletrônica que varam a madrugada, como ponto de
partida para o triângulo amoroso que se estabelece entre uma talentosa DJ
(Nathália Dill), sua melhor amiga (Lívia de Bueno) e um jovem misterioso (Lucas
Bianchi).
Veja o trailer.
LUZ NAS TREVAS – Finalmente chega
às telas este filme que passou os últimos dois anos encostado pelos
distribuidores, mas que arrancou elogios pelos festivais e mostras por que foi
exibido. É a famosa continuação de O
bandido da luz vermelha, o grande clássico do cinema marginal concebido por
Rogério Sganzerla em 1968.
Veja o trailer.
GIRIMUNHO – No interior mineiro,
duas senhoras observam o redemoinho dos rios enquanto trocam idéias e
impressões sobre a longa vida que já viveram. Uma experiência de cinema
sinestésico, ou seja, importa mais o que o espectador vai sentir, estimulado
pelos sons, pelas luzes e pela poesia inerente à narrativa, do que a maneira
como a história se desenvolve. Essa combinação de impressões é que será
responsável pela catarse emocional de quem vê. Parece programa de índio, mas é
um tipo de filme que pede um espectador disposto a mergulhar em seu universo
muito particular, algo infelizmente raro hoje em dia. O título quer dizer
exatamente “redemoinho”.
O HOMEM QUE NÃO DORMIA – Este é
apenas o segundo longa da carreira de Edgar Navarro, cineasta baiano de 54 anos
que estreou no formato apenas em 2005, com o lírico Eu me lembro, ganhador do Festival de Brasília naquele ano.
Uma narrativa de toques
fantásticos une cinco personagens que despertam de um pesadelo em comum. O diretor é
considerado cult por boa parte da crítica, mas pouco conhecido dos
espectadores, que terão de embarcar no clima onírico e mágico para curtir este
filme de belas imagens e poucas explicações fáceis.
Veja o trailer:
UM HOMEM DE SORTE – Mais um filme
baseado em livro de Nicholas Sparks chega às telas, destino óbvio e final de
toda sua obra. Não há novidades na trama, que pode ser resumida a: casal se
conhece; casal se apaixona; casal sofre; alguém morre. Previsível até o último
fotograma. Mas Sparks tem fãs fiéis, que gostam de suas tramas melodramáticas e
certamente irão apreciar esta fita nos cinemas. Nova tentativa para Zac Efrom
provar que pode ser bom ator dramático. Para quem gosta de chorar.
ANJOS DA LEI – Se o título evoca
lembranças, não é por acaso. Esta é a versão para cinema de uma popular série
de TV nos anos 80, que acabou meio esquecida pelo tempo, e cujo grande mérito
foi ter revelado um jovem ator chamado Johnny Depp, que aqui aparece fazendo
uma ponta. A “Capela Jump Street” do original era uma unidade de polícia
camuflada, formada por jovens policiais para combater o crime nas escolas.
Aqui, o enfoque maior é na comédia. Por ironia do destino, o filme chega às telas
ao mesmo tempo em que o governo do Estado autorizou que policiais façam vigília
nas escolas. Para saudosistas e quem não tiver muitas opções.
MINHA FELICIDADE – A estréia
alternativa da semana é este filme russo que chega com atraso ao circuito (já
está disponível na rede). Um caminhoneiro se perde pelas estradas de seu país e
vai parar em uma cidade cheia de moradores estranhos. O cotidiano que ele
descobre servirá para alterar sua percepção de vida e humanidade para sempre. A
ironia do título é proposital.
Veja o trailer:
CONSPIRAÇÃO AMERICANA – O
blockbuster da semana é este drama de suspense dirigido por Robert Redford, que
acompanha a investigação do assassinato do presidente Abraham Lincoln. Sem mais
importância.
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