O CORVO – Enfim uma idéia
criativa saída de Hollywood. Ao contrário do que o título faz supor, esta não é
a refilmagem do sucesso homônimo de 1994, cuja fama se deveu mais ao trágico
acontecimento que vitimou o protagonista Brandon Lee, filho do lendário Bruce
Lee. Da história todos se lembram, ele morreu durante as filmagens ao ser
atingido por uma bala de verdade enquanto gravava uma seqüência (a cena está no
filme). Mas o corvo aqui é outro.
Trata-se do mais famoso poema de
Edgar Allan Poe (1809-1849), que serviu de base para o ator Ben Livingston (de Todo poderoso e várias séries de TV)
estrear como roteirista, em parceria com Hannah Shakespeare (!!!). Da
imaginação dos dois, criou-se um argumento que, se não é exatamente original,
ao menos merece uma conferida. Uma série de crimes inspirados pelos contos
escritos por Poe aterroriza a Inglaterra vitoriana. Intrigado com os
assassinatos, o próprio autor decide investigar e dá vazão a sua porção
detetivesca. John Cusack levou dois anos para se recuperar do horrível A ressaca e encarna um Poe com ares de
Sherlock Holmes. Mas um filme que tem Poe como personagem e alguém de sobrenome
Shakespeare como roteirista deve ter, no mínimo, boas sacadas literárias.
Alguém arrisca?
O QUE EU MAIS DESEJO – Considerado
um dos diretores mais interessantes do cenário oriental atual, o japonês Hirokazu
Kore-Eda tem fama de fazer filmes longos e cansativos, que pedem um público
cúmplice e disposto a enfrentar a lentidão da narrativa. Seu trabalho anterior,
Ninguém pode saber (2004), rendeu
inúmeras críticas bastante favoráveis na época de seu lançamento.
Aqui, ele volta a trabalhar com
crianças neste drama sobre dois irmãos (também na vida real) que vivem
separados, um com a mãe e a avó, outro com o pai, músico ausente. Os meninos
estão sempre se falando e combinam uma forma de reunir toda a família, o que
envolve uma simbólica viagem de trem. Emoção à vista e muita sensibilidade. Mas
não é para todos os públicos.
MÃE E FILHA – Uma experiência de
cinema sensorial conduzida pelo diretor Petrus Cariry, um dos principais nomes
do novo cinema nordestino. Com economia de diálogos, ele mostra o doloroso
reencontro entre mãe e filha no sertão pernambucano, após anos de afastamento.
Muita melancolia, que pode respingar no espectador.
PLANO DE FUGA – Novo filme
policial de Mel Gibson, dessa vez ambientado na fronteira mexicana. Precisa de
mais algum detalhe? Quem gosta do estilo truculento de seus trabalhos vai
curtir de montão. O trailer já dá uma boa idéia do que o espectador vai
encontrar.
O VENDEDOR – Marcel Levesque é um
vendedor de carros de Quebec, no Canadá, que todos os meses supera seus colegas
no quadro de vendas. Sua vida caminha modorrenta rumo à aposentadoria até que o
fechamento de uma fábrica local irá afetar a vida de todos, levando Marcel a
rever alguns conceitos. Drama lento e tão gélido quando a paisagem em que se
desenrola.
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