sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fritas no cardápio


O CORVO – Enfim uma idéia criativa saída de Hollywood. Ao contrário do que o título faz supor, esta não é a refilmagem do sucesso homônimo de 1994, cuja fama se deveu mais ao trágico acontecimento que vitimou o protagonista Brandon Lee, filho do lendário Bruce Lee. Da história todos se lembram, ele morreu durante as filmagens ao ser atingido por uma bala de verdade enquanto gravava uma seqüência (a cena está no filme). Mas o corvo aqui é outro.

Trata-se do mais famoso poema de Edgar Allan Poe (1809-1849), que serviu de base para o ator Ben Livingston (de Todo poderoso e várias séries de TV) estrear como roteirista, em parceria com Hannah Shakespeare (!!!). Da imaginação dos dois, criou-se um argumento que, se não é exatamente original, ao menos merece uma conferida. Uma série de crimes inspirados pelos contos escritos por Poe aterroriza a Inglaterra vitoriana. Intrigado com os assassinatos, o próprio autor decide investigar e dá vazão a sua porção detetivesca. John Cusack levou dois anos para se recuperar do horrível A ressaca e encarna um Poe com ares de Sherlock Holmes. Mas um filme que tem Poe como personagem e alguém de sobrenome Shakespeare como roteirista deve ter, no mínimo, boas sacadas literárias. Alguém arrisca?

O QUE EU MAIS DESEJO – Considerado um dos diretores mais interessantes do cenário oriental atual, o japonês Hirokazu Kore-Eda tem fama de fazer filmes longos e cansativos, que pedem um público cúmplice e disposto a enfrentar a lentidão da narrativa. Seu trabalho anterior, Ninguém pode saber (2004), rendeu inúmeras críticas bastante favoráveis na época de seu lançamento.

Aqui, ele volta a trabalhar com crianças neste drama sobre dois irmãos (também na vida real) que vivem separados, um com a mãe e a avó, outro com o pai, músico ausente. Os meninos estão sempre se falando e combinam uma forma de reunir toda a família, o que envolve uma simbólica viagem de trem. Emoção à vista e muita sensibilidade. Mas não é para todos os públicos.

MÃE E FILHA – Uma experiência de cinema sensorial conduzida pelo diretor Petrus Cariry, um dos principais nomes do novo cinema nordestino. Com economia de diálogos, ele mostra o doloroso reencontro entre mãe e filha no sertão pernambucano, após anos de afastamento. Muita melancolia, que pode respingar no espectador.

PLANO DE FUGA – Novo filme policial de Mel Gibson, dessa vez ambientado na fronteira mexicana. Precisa de mais algum detalhe? Quem gosta do estilo truculento de seus trabalhos vai curtir de montão. O trailer já dá uma boa idéia do que o espectador vai encontrar.

O VENDEDOR – Marcel Levesque é um vendedor de carros de Quebec, no Canadá, que todos os meses supera seus colegas no quadro de vendas. Sua vida caminha modorrenta rumo à aposentadoria até que o fechamento de uma fábrica local irá afetar a vida de todos, levando Marcel a rever alguns conceitos. Drama lento e tão gélido quando a paisagem em que se desenrola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário