quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fritas no cardápio - 20 a 26 de julho

VALENTE – Campeã de público nos cinemas norte-americanos, chega às telas essa primeira aventura da Pixar a ter uma mulher como protagonista. Sinal dos tempos cujo paralelo está no roteiro. 


A jovem princesa Mérida se recusa a seguir as convenções reais tradicionais: não gosta da vida encastelada cheia de regalias e não quer ser treinada para ser apenas a esposa de algum nobre bobão. Seu sonho é ser arqueira e é por ele que a princesinha irá virar o reino de pernas para o ar, ameaçando até a coroa de seu pai, o rei Fergus. Kelly MacDonald (de Boardwalk Empire) empresta voz e sotaque (a história se passa na Escócia, terra natal da atriz) à Mérida, mas, claro, você só a ouvirá quando alugar o DVD (ou assistindo ao trailer abaixo). Já é apontado com favorito ao Oscar de Animação em 2013.




13 ASSASSINOS – Takashi Miike é um diretor que não admite meio termo: ou se ama ou se odeia. E há uma legião de fãs seus que vai querer conferir nos cinemas essa nova empreitada, uma trama de vingança passada no Japão feudal.




Tem a violência habitual dos filmes de Miike, mas com embalagem de luxo (aqui ele teve dinheiro para fazer um filme de primeira em vez daquelas fitinhas aceleradas que lhe deram fama). Mostrando que a praga é global, esta é uma refilmagem de uma fita japonesa homônima de 1963. Como o original nunca passou aqui (mas quer apostar que logo vai sair em DVD?), aproveite.




CHERNOBYL – A distribuidora resolveu excluir o dispensável subtítulo com que esta modesta produção foi exibida nas pré-estréias (“Sinta a radiação”). Fez bem, porque ele já entregava o segredo desse filme, mais suspense do que terror, cuja premissa é até original.







Grupo de jovens americanos resolve fazer turismo pelas ruínas da cidade desativada de Chernobyl, palco do acidente radioativo em 1986. Lá, acabam surpreendidos por estranhas criaturas que... Dá para passar o tempo, há coisas bem piores no gênero. Produzido por Oran Peli, o nome por trás de Atividade paranormal. Sérvia e Hungria se passam por Chernobyl.




ELLES – O francês da semana traz Juliette Binoche no papel de uma jornalista que investiga uma rede de prostituição estudantil.




Os segredos que vai descobrindo acabam por interferir aos poucos em seu cotidiano. Muito elogiado por quem o assistiu nas pré-estréias, tem uma estrutura narrativa complexa, que pede um espectador atento. Vale uma conferida dupla, pela história e para ver Binoche linda no esplendor de seus quase 50 anos.




ATÉ A ETERNIDADE – Mais um exercício na direção do ator e roteirista Guillaume Canet, mais conhecido por suas atuações em A praia e Cães da noite. Uma trama caleidoscópica acompanha um grupo de amigos que resolve prosseguir viagem mesmo após um deles se acidentar e parar no hospital. Veja se gostar do ator e se tiver muito tempo, porque o filme tem três horas de duração.


MENOS QUE NADA – Carlos Gerbase foi incensado pela crítica em seu filme de estréia, Tolerância. Mas não tiveram paciência com seus trabalhos seguintes, Sal de prata e 3 efes. Aqui ele retorna com a história de um interno em um hospital psiquiátrico que desperta a atenção de uma jovem residente. Atenção para Rosane Mullholand no elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário