quinta-feira, 5 de abril de 2012

Estréias da semana

XINGU - Mais uma aguardada produção nacional chega às telas nesta sexta-feira. Inteiramente filmada em locações, a história conta a saga dos irmãos Villas Bôas, Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat) , que, nos anos 40, se embrenham pelo Brasil Central desbravando as terras indígenas tomando contato com outro mundo, primeiramente colonizando, e, depois, tomando partido dos índios na luta por direitos e justiça. O sacrifício dos irmãos não foi em vão: a expedição resultou na criação do Parque Nacional do Xingu em 1961. O roteiro foi baseado no diário escrito pelos irmãos durante o processo, A marcha para o oeste, que, como manda a lógica do mercado, já foi reeditado pela Companhia das Letras usando o poster do filme como capa. Depois de realizar o belo e sensível O ano em que meus pais saíram de férias (2006), Cao Hamburger retorna à direção de longas com uma história que merece ser conhecida em seus detalhes, principalmente pelas novas gerações, que andam sem muitos referenciais em que se espelhar. Veja o trailer aqui: http://www.youtube.com/watch?v=OQwTWLwKLIM

ESPELHO, ESPELHO MEU - Mais uma versão da clássica fábula infantil da Branca de Neve. Ela agora é uma adolescente que ao completar 18 anos resolve sair do seu mundo encastelado e conhecer o reino em que vive. Revoltada com o que vê, volta para derrubar a rainha. Lily Collins, que vem se tornando umas das estrelas jovens mais promissoras de Hollywood (O mundo imaginário do Dr. Parnassus, Padre, Sem saída com o loboiola Taylor Lautner) dá vida à nova princesa nem um pouco passiva e que não se preocupa muito com a chegada do Príncipe Encantado (sinal dos tempos), enquanto Julia Roberts assume a idade fazendo um papel de quase uma bruxa má. Quem poderia imaginar que Julia faria um papel desses algum dia! Dirigido pelo indiano Tarsem Singh, cujos filmes podem até ser fracotes mas possuem uma concepção visual sempre interessante (lembram-se de A cela, com Jennifer Lopez?). Sean Bean faz uma participação especial e, pra variar, morre logo no começo.

JOVENS ADULTOS - Com Charlize Theron e Patrick Wilson. Escritora divorciada volta para sua cidade natal e resolve reconquistar o antigo namorado, mesmo sabendo que ele está casado e com filho. Pra piorar, a dona age como uma adolescente, tentando recuperar o tempo perdido. Prova que alguns escritores têm dificuldade para crescer. Por que não arruma coisa melhor pra fazer? Administrar um blog, por exemplo. Quem também não tem mais o que fazer é o espectador deste filme, já que tem coisa bem melhor passando.

A VIDA DOS PEIXES - O chileno Matías Bize, de quem já conhecemos Na cama e O bom de chorar, volta com mais uma história construída em torno de relacionamentos afetivos malsucedidos. De novo trabalha com sua atriz preferida, a linda Blanca Lewin, estrela de seus trabalhos anteriores e que também esteve na série Prófugos. Boa opção, que merece uma conferida. Outro filme que acabou sendo vítima da pirataria da internet: demorou tanto a ser lançado por aqui que já está disponível para download há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário