sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estréias da semana

ÁREA Q – Pouca gente já deve ter ouvido falar em Gérson Sanginitto. Pudera: ele fez toda sua carreira nos Estados Unidos como produtor, roteirista e montador. Esta é praticamente sua estréia em longa-metragem, já que em seu trabalho anterior, Cadáveres 2, disponível em DVD, assinou como codiretor. Assim, o que poderia soar ridículo – um filme brasileiro de ficção científica – acaba ganhando certa dose de respeito e credibilidade. A produção é estrelada por Murilo Rosa, Tânia Khalil e o norte-americano Isaiah Washington, da franquia Garotas selvagens e da série Grey’s anatomy


A trama acompanha as investigações empreendidas por um grupo de cientistas a respeito da misteriosa aparição de ETs no interior do Ceará. Por que não em Varginha, que já tem experiência no assunto? Também no elenco Ricardo Conti, que estrelou episódios das séries Cilada e Separação?.
Veja o trailer:

AS NEVES DO KILIMANJARO – Não se trata de uma refilmagem do filme homônimo de 1952 estrelado por Ava Gardner e Gregory Peck, mas sim uma discussão a respeito de nossas posições sociopolíticas simbolizadas pelo drama de um casal em férias. Os bem-sucedidos Michel e Marie-Claire passam uma temporada na Tanzânia (daí a referência geográfica do título) quando um assalto mexe com as convicções que ambos julgavam sedimentadas pela experiência do tempo. O aclamado diretor Robert Guédiguian (Entre os muros da escola, Palma de Ouro em Cannes) provoca o espectador abrindo espaço para vários pontos de vista sobre uma mesma questão. Ótima opção para quem busca algo mais na sala escura do que apenas diversão leve e passageira. Rende bons papos depois da sessão.
Veja o trailer: 

12 HORAS – Mais um diretor brasileiro se arrisca em Hollywood. Agora é Heitor Dhalia, que fez Nina e À deriva e nos legou a obra-prima O cheiro do ralo. Nessa trama de vingança, uma jovem que escapou de um psicopata há dois anos desconfia que o mesmo homem possa ter seqüestrado sua irmã mais nova. Como ninguém acredita em sua história, o jeito é partir pra briga e resolver ela mesma o caso. 


Pode ser bom ou ruim, mas os imensos olhos verdes de Amanda Seyfried são motivo suficiente para se pagar ingresso e prestigiar a estréia de Dhalia, tentando confirmar o talento que já demonstrou em terras tupiniquins.
Veja o trailer: 

CAIRO 678 – Produção egípcia que acompanha a vida de três mulheres de realidades bastante distintas, mas com um ponto em comum: a intolerância sexual de que são vítimas. Elas se unem e iniciam uma série de ataques contra os homens que as oprimem. Baseado em fatos reais, mostra a difícil condição feminina naquele país, e, por extensão, em boa parte do mundo árabe. Foi exibido no último Festival do Rio. Recomendado.

O PRÍNCIPE DO DESERTO – A nova futura meca do cinema mundial fica no Qatar e a indústria local já está sendo chamada de “Óleowood”, em alusão a seus poços de petróleo. Uma das produções mais caras daquele país, esta espécie de versão local de Lawrence da Arábia narra a rivalidade entre pai e filho pelo controle político da região, nos anos 30. Antonio Banderas comparece para dar o molho de interesse global num filme que, sem isso, provavelmente, passaria batido nas telas do mundo. Opção pipoca da semana.

À MARGEM DO LIXO – Às vésperas do fechamento do lixão de Gramacho, chega ao circuito esse documentário dirigido por Evaldo Mocarzel sobre a necessidade da reciclagem e que, por tabela, discute a importância daquele local para a estrutura socioambiental da cidade e do país. Serve como complemento ao ótimo Lixo extraordinário

COMO AGARRAR MEU EX-NAMORADO – Mais uma comédia romântica estrelada por Katherine Heigl. Aqui ela interpreta uma caçadora de recompensas cuja primeira missão é capturar um policial aposentado. Logo ela descobre que o sujeito foi seu namorado nos tempos de colegial, quando a seduziu e a abandonou. Veja como o mundo é pequeno! Dá para imaginar o que acontece depois. O cartaz é bem sugestivo; o filme não deve ser tanto assim. Para fãs do gênero e da atriz.


A TODA PROVA – Antecipada em uma semana a estréia deste novo filme de Steven Soderbergh, cuja crítica completa está na postagem de terça-feira, dia 10, veja no menu ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário